Fotos: Divulgação/Imetro-SC
O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC), por meio da Regional de Tubarão, abriu as portas para receber estudantes entre 9 e 12 anos, para a realização de oficinas, visitas técnicas ao laboratório e atividades práticas supervisionadas pelos fiscais.
A ação faz parte do lançamento do projeto piloto Fiscal Mirim, uma iniciativa educacional voltada para crianças do ensino fundamental. O objetivo principal é despertar a consciência sobre a importância do comércio seguro, o significado do Selo do Inmetro e o papel da fiscalização de pesos, medidas e a qualidade de produtos e serviços.
“Eu acho super legal o trabalho dos fiscais do Imetro-SC porque eles garantem a boa qualidade dos brinquedos nas lojas”, disse Sofia Possoli Dias, 8 anos.

O supervisor da Regional de Tubarão, Silvio Dias, explica que o projeto surgiu da ideia inicial de trazer os filhos dos próprios servidores para conhecerem as atividades de fiscalização. “A partir daí, pensamos em levar essa iniciativa para as escolas e, assim, aproximar a população do trabalho feito pelo Imetro-SC, mostrando a importância do Selo do Inmetro e da fiscalização”, detalha Dias.
Para o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, a iniciativa fortalece, de forma lúdica e acessível, as ações de verificação de conformidade técnica, segurança e qualidade.
“É uma grande iniciativa do nosso supervisor fiscal Silvio, que desperta nas crianças a consciência pela importância de se observar as medidas e a qualidade dos produtos que consumimos”, avalia Soratto.

A ação reuniu jovens estudantes, filhos dos servidores, que puderam conhecer o passo a passo das análises realizadas no laboratório e acompanhar o trabalho dos fiscais em campo.
Esta foi a primeira ação do projeto piloto, que posteriormente será desenvolvido em parceria com escolas públicas e privadas, e ampliado para as demais Regionais do Imetro-SC no Estado.